Sobre o Centro de Capacitação Brasília, Brasil

O Centro de Capacitação Brasília, Brasil (CC@B) foi estabelecido em 2001, fruto de convênio assinado entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o governo do Brasil.

Em junho de 2013, foi celebrado um Memorando de Entendimento (MdE) entre o Banco Central do Brasil (BCB) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), com o intuito de sediar o CC@B na Universidade Banco Central (UniBC).

O Centro tem por objetivo ministrar cursos de formação em economia orientados para a formulação de políticas e voltados para servidores públicos dos países da América Latina. A operação do Centro é realizada conjuntamente com o Instituto de Desenvolvimento de Capacidades do FMI (ICD).

O currículo dos cursos está em constante aprimoramento, em resposta às demandas da sociedade, que refletem as mudanças de prioridades da política econômica e a evolução do pensamento na profissão de economista. O conteúdo evolui também para atender à necessidade de atualização e reciclagem de servidores ante a evolução de técnicas e metodologias de análise econômica.

Os cursos são oferecidos em espanhol ou inglês, e os países elegíveis são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ressalta-se que a capacitação regional é complementada com cursos on-line, oferecidos pelo FMI.

A equipe do CC@B está confiante de que o empenho conjunto do ICD e da UniBC na coordenação da entrega dos cursos programados, combinado com o engajamento e o entusiasmo dos participantes dos cursos, resulta no constante desenvolvimento efetivo de capacidades e na integração dos países envolvidos.


Elvira Cruvinel Ferreira
Chefe
Universidade Banco Central - UniBC

Sharmini Coorey
Diretora
Instituto para o Desenvolvimento de Capacidades do Fundo
Monetário Internacional - ICD